Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Nova decisão conquistada pelo Küster Machado confirma o direito à Indenização por Licença-Prêmio não usufruída

Autora se aposentou sem poder usufruir de 75 dias de licença, aos quais tinha direito. Decisão garante o recebimento em dinheiro do período não usufruído.

há 5 anos

A licença-prêmio é direito do servidor público estadual que exerceu ininterruptamente sua atividade por cinco anos, sem que nesse período tenham sido aplicadas quaisquer penalidades administrativas.

No entanto, não raros os casos, o gozo dos períodos de licença-prêmio é postergado pela Administração Pública, obrigando o servidor a, muitas vezes, aposentar-se ou se exonerar sem ao menos ter usufruído dela.

Em decisão conquistada pelo Küster Machado, o Estado foi condenado a indenizar à autora em dinheiro pelos 75 dias de licença-prêmio publicados e não gozados.

O Dr. Thiago Marques, especialista em Servidor Público do escritório, comenta que o Tribunal de Justiça possui o entendimento de que estes blocos de licença-prêmio devem ser indenizados. O argumento utilizado é o de que, em caso contrário, estaríamos diante de hipótese de enriquecimento ilícito do Estado, que explora a força de trabalho do seu empregado, bem que não pode ser restituído.

Confira decisão:

Processo:

1000029-06.2019.8.26.0604

Julgada Procedente a Ação

Posto isto e por tudo o mais que dos autos constam, JULGA-SE PROCEDENTE a ação para condenar a ré a pagar 75 (setenta e cinco) dias de licença-prêmio, nos valores constantes da última remuneração percebida pela autora em atividade, o que poderá ser feito por simples cálculo aritmético nos autos. As verbas deverão ser corrigidas monetariamente a partir da data da aposentadoria e acrescidas de juros de mora contados da citação na forma do art. 1º-F da Lei nº 9.494/97, com redação dada pelo art. da Lei Federal nº 11.960/09. Fica reconhecida a natureza alimentar do crédito. Sem condenação das custas e honorários de advogado nos termos do artigo 55 da lei 9099/95. Sem reexame necessário nos termos do art. 11 da Lei 12.153/09. P.I.C.

Publicado originalmente em: https://servidorpublico.kustermachado.adv.br/nova-decisao-conquistada-pelo-kuster-machadoepublicada-hoje-confirmaodireitoaindenizacao-por-licenca-premio-nao-usufruida/

  • Sobre o autorEspecialista na defesa dos direitos dos servidores públicos
  • Publicações11
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações240
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-decisao-conquistada-pelo-kuster-machado-confirma-o-direito-a-indenizacao-por-licenca-premio-nao-usufruida/708733629

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)